Prática baseada em evidências
para promover comportamentos saudáveis
Ao longo da minha trajetória acadêmica e profissional, me dediquei à pesquisa e atualização constantes da prática psicológica baseada em evidências. Com experiência em avaliação psicológica e neuropsicologia, minhas pesquisas e especializações têm enfoque especial na avaliação e diagnóstico de condições clínicas, e na compreensão do comportamento alimentar, obesidade e doenças associadas.
Para pacientes e pessoas que precisam de um serviço psicológico especializado, consulte meu portfólio de serviços ou me mande um e-mail e me conte da sua necessidade.
Para pesquisadores e jovens psicólogos que desejam se aprimorar em sua prática baseada em evidências, conheça meus serviços de consultoria ou entre em contato.


UM POUCO SOBRE MIM
Quem sou eu
Psicóloga de formação, pesquisadora por vocação, sempre fui tomada pela curiosidade de entender o ser humano, seja nos seus aspectos biológicos quanto nos sociais. Entre teorias e práticas, sempre escolhi me orientar pelo pensamento científico, tendo a sorte de ter uma área de pesquisa em ascensão, em que as muitas perguntas sem resposta nos abrem um mundo de possibilidades e descobertas. Sendo assim, meu trabalho se foca em tentar compreender como nossos comportamentos são influenciados, regulados e coordenados pelas nossas emoções e pensamentos, mediados por uma infinidade processos biológicos que estamos ainda explorando através da neurociência. Em especial, entender como tudo isso se relaciona com a nossa saúde física e o comportamento alimentar são um campo de especial interesse.
MEU FOCO DE ATUAÇÃO
Áreas de especialidade
COMPORTAMENTO ALIMENTAR E OBESIDADE
TRANSTORNOS ALIMENTARES


AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E NEUROPSICOLÓGICA
Apesar de todos os avanços da medicina e dos tratamentos, por que é tão difícil controlar o crescimento do número de pessoas com obesidade e implementar de forma eficaz intervenções sobre o estilo de vida? Que fatores do funcionamento psicológico são mediadores das escolhas alimentares, dos comportamentos em saúde e da adesão às intervenções para controle de doenças crônicas, como a obesidade e doenças relacionadas? Por que as pessoas não seguem dietas ou não aderem aos tratamentos? Minhas pesquisas recentes e prática clínica tem sido voltadas para responder a essas questões.
Os transtornos alimentares são uma categoria de transtornos psiquiátricos caracterizados por distúrbios dos comportamentos relacionados à alimentação. Esses comportamentos podem ser motivados por um medo intenso de engordar, como no caso da Anorexia Nervosa e Bulimia, ou por alterações das funções naturais e das habilidades relacionadas à alimentação e ao comer, como no caso do Transtorno da Compulsão Alimentar, do Transtorno Alimentar Restritivo-Evitativo, da Ortorexia e de outras alterações. O tratamento desses transtornos requer uma abordagem multidisciplinar com profissionais especializados no tema.
A avaliação psicológica é uma especialidade dentro da psicologia clínica, que se ocupa em identificar e interpretar indicadores do funcionamento psicológico, através de métodos estruturados e cientificamente embasados. Com a utilização de escalas e testes, é possível identificar, de forma objetiva, características individuais relativas à personalidade, emoções, funções cognitivas e habilidades, além de servir como ferramenta de auxílio no diagnóstico clínico de sintomas e transtornos psiquiátricos e diferentes tipos de quadros clínicos e disfunções cerebrais, para auxiliar no diagnóstico diferencial e orientação de condutas terapêuticas.